
Acordes de cultura, memórias do passado, tal como num bom romance histórico, surge este local especialmente acolhedor no centro histórico de Braga.
Imaginem que estamos a entrar na casa da nossa avó e que ela nos recebe de braços abertos, com aqueles petiscos que tão bem o tempo e a sabedoria lhe vieram a ensinar… Mal se entra neste local, experimenta-se uma atmosfera acolhedora e ecleticamente cultural. Invadindo este espaço, ao som dos Gotan Project, deparámos-nos com um ambiente realmente peculiar; à nossa frente surge uma miscelânea de objectos, de entre os quais salta ao olhar uma pequena brochura original anunciando o primeiro festival de Vilar de Mouros.
Olhando para o tecto, deparámos-nos com uma incrível silhueta feminina sensualmente colocada num poster anunciando uma mostra de fotografia em tempos passados. Aparecem-nos por todo o lado recordações, brochuras publicitárias, máquinas fotográficas antigas, pinturas, até tacos de golfe cuidadosamente colocados no pouco espaço dedicado a este local. Imaginamos figuras como poetas, escritores, fotógrafos ou músicos, idealizando obras-primas ao som de um rodopiar de um bom vinho, ou ao timbre do arfar de um paladar saciado.
Esperando ao pequeno balcão com vista para a cozinha, apreciamos umas revistas sobre viagens planeando locais e sabores a visitar. Devo também mencionar a módica casa de banho unisexo, onde a distinção entre feminino e masculino não nos é permitida; não deixando de encarar esta situação como mais um elemento decorativo, que reunido a todos os outros, nos parece simplesmente premeditado. Os proprietários do local, a simpática “Dona Mina” e o carismático “Sr. Félix” são figuras que complementam o carácter da Taberna do Félix.
No Verão, num dia de bastante calor, aconselha-se a reservar mesa na pequena esplanada, podendo apreciar as antigas ruas bracarenses, e o burburinho da brisa nocturna misturado com os aromas gastronómicos ostentados no ar.
O restaurante “Taberna do Félix”apresenta uma lista de cozinha portuguesa. Oferece vários pratos, dos quais destacamos o “Bacalhau com Broa” e o “Arroz de Pato”. Aconselham-se deliciosas “Setas” para entrada.
O melhor presunto é aqui servido cortado por uma mão certeira, realçando o seu intenso sabor.
Os outros pratos apresentados são, “lulas recheadas”, “costelinhas de sardinhas com feijão frade”, “bifinhos de vaca com feijão preto e arroz branco”, “dourada no forno”, “pataniscas” que também podem servir como entrada, entre outros, todos eles de excelente qualidade.
A carta do vinho é pequena, mas engloba vinhos de qualidade bastante agradável, com preços bastante razoáveis.
As sobremesas, qual escolher?..., podem deliciar-se com “tarte de limão”, “bolo de chocolate”, “cheesecake”, “bolo de bolacha” ou uma excelente fruta de época sempre de exímia qualidade.
Neste restaurante, sentir-se-ão em casa, aproveitem e façam uma visita com os vosso familiares a uma casa que não conhecem, mas que vos transmitirá uma sensação unicamente hospitaleira.
Contactos
Telefone:253 617701
Morada: Rua da Praça Velha, 17, Braga
Horário: só jantar das 20h às 2h
Dia de fecho: domingo e feriados
1 comentário:
Olá Mary
Gosto da ideia! Parabéns!
Permita-me a sugestão: www.ferrugem.pt
Enviar um comentário