sábado, janeiro 22, 2011

RestauranteTaberna do Bonjardim



A cidade do Porto esconde algumas jóias, e este espaço é uma delas.












A Taberna do Bonjardim está situada na baixa do Porto, perto dos Aliados, mesmo entre a tradição portuguesa das ruas repletas de lojas de cantos e recantos, onde tanto se pode encontrar a Srª Maria como um casal de turistas noruegueses. 

É um restaurante a não perder, quer seja para um bom gourmet quer seja alguém que simplesmente gosta de espaços originais. Logo à entrada sente-se que se está a entrar num espaço, no mínimo original, que conta uma história portuguesa tradicional moderna. Parece contraditório? Sigam-me: Ao entrar, a moderna mesa de DJ (que funciona aos fins de semana) em frente a um balcão à moda antiga onde o quadro de lousa anuncia os petiscos que se podem comer logo ali; olha-se para o lado e as placas de madeiras que pertenceram a caixas de vinhos portugueses forram a escadaria que nos leva até à pequena sala acolhedora decorada com um ar vintage e complementada com quadros antigos, faianças tradicionais e claro, com as tradicionais loiças Bordalo Pinheiro que decoram o espaço e as mesas. Estas são um deleite à vista de quem já percebeu que o que é português bem feito está aí para dar caras. Os turistas adoram e nós também! Podem-se ver logo alguns bem animados entre o copo de vinho e a sobremesa cobiçada da outra mesa. 

A sala é pequena e acolhedora, e não é aconselhada para um grupo maior do que 6 pessoas – afinal este ambiente é bom para um momento mais recatado. A carta é completa, muito variada, onde até pratos vegetarianos contam – aqui não há descriminação gastronómica. Os pratos são simples, não se pode dizer que são cozinha de autor, são apenas bons, e recomendados para quem gosta de aliar um espaço originalmente agradável a um bom jantar. A carta de vinhos é pequena, mas razoavelmente boa, e os preços dos vinhos também não são demasiado elevados. As sobremesas são muito boas, o leite-creme com alecrim decididamente deve ser provado! Se ainda não passou pela Taberna do Bonjardim, do que está à espera? Porém, terá de marcar reserva. Bom jantar!

Morada: Rua do Bonjardim 450 – Porto
Telefone: +351 222 013 560
Mais informações: Taberna do Bonjardim

Sem comentários: