domingo, maio 14, 2006

Restaurante "O Abocanhado"


Com um certo prazer, orgulhamo-nos de ter iniciado este blog com uma visita especialmente encantadora à serra do Gerês, onde nos deparamos com um lugar tão especial, que qualquer um se sentiria rendido aos nossos antepassados históricos, imaginando-os em lutas ferozes por um tão belo pedaço de terra. Lá encontramos um sítio esplêndido quer pela sua localização, quer por todo o ambiente arqutectonicamente interessante. Depois de uma viagem, um pouco longa até à aldeia de Brufe, localizada no concelho de Terras de Bouro, demo-nos de caras com o restaurante “ O Abocanhado”, situado numa encosta banhada por uma vista encantadora sobre as serras e sobre o rio Homem. O restaurante idealizado pela dupla de arquitectos António Portugal e Manuel Maria Reis tem sido merecedor de vários prémios arquitectónicos. Este local consegue integrar-se de uma maneira surpreendente na paisagem local.

Enquanto nos deliciávamos com as vistas maravilhosas, e antes de nos escoltarem à nossa mesa, foi-nos dado a escolher o menu para o nosso jantar de amigos.

As entradas são tipicamente locais, servem-se azeitonas, canapés variados, rojões em vinha de alho e umas deliciosas pataniscas de bacalhau, onde simplesmente não resistimos a repetir…

O menu, especialmente dedicado aos apreciadores de carnes, apresenta certos pratos confeccionados com carnes locais, como “garnizé estufado com vinho do porto”, o “cabritinho da encosta de Brufe”, “posta à abocanhado”, “javali” e outras iguarias. Complementando este cardápio temos mais dois pratos típicos da região, a “tibornada de bacalhau” e o “bacalhau com migas”.

Provamos dois pratos distintos, a “posta à abocanhado”, onde a sua qualidade estava não tão boa quanto se esperava para um local destes; e comemos o “bacalhau com migas”, onde o carácter deste prato demonstrava uma qualidade fantástica.

Para sobremesa destacamos o “pudim de coco com ameixas”, o típico “pudim de abade priscos”, as “peras bêbadas” e a “torta de laranja”. Provamos várias frutas, todas elas irrepreensíveis, bem como o “pudim de abade priscos” também muito bom.

No nosso entender, a carta de vinhos não está muito bem conseguida, embora dispusesse de vários vinhos de qualidades e preços variados, não era muito extensa, nem dispunha de informações suplementares além do nome dos vinhos em causa.

Salientamos a simpatia acolhedora da proprietária Helena, bem como o excelente ambiente, a qualidade dos empregados, todos eles bastante profissionais. A decoração do ambiente é muito agradável, dispõem de elementos arquitectónicos muito interessantes, bem como elementos decorativos locais misturados com peças de autor. As cadeiras são extremamente confortáveis, bem como a decoração floral feita originalmente com as flores locais. As mesas estão dispostas com toalhas brancas e com loiça branca. As casas de banho encontravam-se irrepreensíveis, com arranjos florais originais simpáticos. E assim foi uma noite bem passada entre amigos, num local onde aconselhamos a visitar o mais breve possível.

Contactos:
Telefone: 253 352 944 Fax: 253 352 107Tlm.: 917 342 957Email:
info@abocanhado.com
http://www.abocanhado.com/

Horário de funcionamento:
Almoço – 12.30 às 15.00
Jantar – 19.30 às 21.30
Altura de fecho semanal – segunda e terça

2 comentários:

Fernando Matos disse...

Fernando Matos - Resido no Porto e por indicação de um amigo fiz uma deslocação até este restaurante, queria proporcionar um almoço com qualidade aliado a umas vistas magnificas no aniversário da minha esposa, pois bem a única coisa boa que tivemos foram mesmo as vistas(as vistas não são exclusivas do restaurante), pois o atendimento e o ambiente do próprio restaurante deixaram muito a desejar, desde o funcionário que nos recebe até ter meia dúzia de crianças a correr de um lado para o outro entre as mesas, passando por um mau atendimento durante o almoço. Este restaurante nunca o indicarei a qualquer pessoa que pretenda fazer uma refeição tranquila, requintada e com qualidade. Etiqueta, muita! Qualidade e simpatia 0!!! O preço está dentro dos parâmetros normais para a publicidade que tem, mas é só publicidade...

nininha disse...

Devia lá voltar. Garanto que mudará de opinião. O entendimento é impecável, a comida irrepreensível e a tranquilidade inexcedível. Estive lá o final de semana passado e o único "defeito" é a distância.
Experimente de novo.
Susana