terça-feira, maio 30, 2006

Restaurante "Taberna do Félix"



Acordes de cultura, memórias do passado, tal como num bom romance histórico, surge este local especialmente acolhedor no centro histórico de Braga.

Imaginem que estamos a entrar na casa da nossa avó e que ela nos recebe de braços abertos, com aqueles petiscos que tão bem o tempo e a sabedoria lhe vieram a ensinar… Mal se entra neste local, experimenta-se uma atmosfera acolhedora e ecleticamente cultural. Invadindo este espaço, ao som dos Gotan Project, deparámos-nos com um ambiente realmente peculiar; à nossa frente surge uma miscelânea de objectos, de entre os quais salta ao olhar uma pequena brochura original anunciando o primeiro festival de Vilar de Mouros.

Olhando para o tecto, deparámos-nos com uma incrível silhueta feminina sensualmente colocada num poster anunciando uma mostra de fotografia em tempos passados. Aparecem-nos por todo o lado recordações, brochuras publicitárias, máquinas fotográficas antigas, pinturas, até tacos de golfe cuidadosamente colocados no pouco espaço dedicado a este local. Imaginamos figuras como poetas, escritores, fotógrafos ou músicos, idealizando obras-primas ao som de um rodopiar de um bom vinho, ou ao timbre do arfar de um paladar saciado.

Esperando ao pequeno balcão com vista para a cozinha, apreciamos umas revistas sobre viagens planeando locais e sabores a visitar. Devo também mencionar a módica casa de banho unisexo, onde a distinção entre feminino e masculino não nos é permitida; não deixando de encarar esta situação como mais um elemento decorativo, que reunido a todos os outros, nos parece simplesmente premeditado. Os proprietários do local, a simpática “Dona Mina” e o carismático “Sr. Félix” são figuras que complementam o carácter da Taberna do Félix.

No Verão, num dia de bastante calor, aconselha-se a reservar mesa na pequena esplanada, podendo apreciar as antigas ruas bracarenses, e o burburinho da brisa nocturna misturado com os aromas gastronómicos ostentados no ar.

O restaurante “Taberna do Félix”apresenta uma lista de cozinha portuguesa. Oferece vários pratos, dos quais destacamos o “Bacalhau com Broa” e o “Arroz de Pato”. Aconselham-se deliciosas “Setas” para entrada.

O melhor presunto é aqui servido cortado por uma mão certeira, realçando o seu intenso sabor.
Os outros pratos apresentados são, “lulas recheadas”, “costelinhas de sardinhas com feijão frade”, “bifinhos de vaca com feijão preto e arroz branco”, “dourada no forno”, “pataniscas” que também podem servir como entrada, entre outros, todos eles de excelente qualidade.

A carta do vinho é pequena, mas engloba vinhos de qualidade bastante agradável, com preços bastante razoáveis.

As sobremesas, qual escolher?..., podem deliciar-se com “tarte de limão”, “bolo de chocolate”, “cheesecake”, “bolo de bolacha” ou uma excelente fruta de época sempre de exímia qualidade.

Neste restaurante, sentir-se-ão em casa, aproveitem e façam uma visita com os vosso familiares a uma casa que
não conhecem, mas que vos transmitirá uma sensação unicamente hospitaleira.

Contactos
Telefone:253 617701
Morada: Rua da Praça Velha, 17, Braga

Horário: só jantar das 20h às 2h
Dia de fecho: domingo e feriados

1 comentário:

molecular no ferrugem disse...

Olá Mary
Gosto da ideia! Parabéns!
Permita-me a sugestão: www.ferrugem.pt