sábado, março 15, 2008

Restaurante Zen House


Zen, sinónimo de meditação, contemplação, paz, plenitude, chegar ao perfeito. Quase que poderia aplicar este conceito ao nome de um restaurante – Zen House - que prima pelo zen da comida oriental. Segundo me transmitiram, este local também pertence ao mesmo dono do restaurante Sakura em Matosinhos. Independentemente da sua localização, o que interessa é que o deleite da comida oriental é quase inexplicavelmente uma sensação polvorosamente explosiva para os paladares das bocas onde ela repousou.

Mesmo ao lado de uma das esculturas mais emblemáticas das rotundas portuguesas – sim porque quem teve a ideia de transformar uma regra de trânsito em belos jardins, ou em espaços de cultura merece os meus votos de sinceros agradecimentos – lá está ele o Zen, discretamente debaixo de uns prédios e ao lado de um Black Coffe , mesmo à espera de quem entra em Matosinhos e se depara com essa emblemática rotunda feita em homenagem ao mar, que ainda - na minha ignorância -, tanto poderá ser uma rede de pescadores suspensa, como uma anémona gigante presa numa escultura a olhar triste para o mar.

Voltando ao que interessa, o restaurante Zen, dotado de um cardápio de uma mistura de comida japonesa, chinesa e tailandesa, deliciaria os nossos paladares e sentidos mal puséssemos os pés dentro deste local. Ao entrarmos encontramos um local simplesmente bem decorado que diferencia quem gosta de comer sentado a uma mesa entre quem gosta de estar presente no meio da acção sentindo que está a fazer parte do sucesso da sua comida. Infelizmente, ou felizmente, não poderá mesmo preparar a sua refeição, mas poderá sentar-se ao balcão de metal, onde o chef - que no meio de uma formação de cozinheiro com as técnicas faustosas de um barman -, prepara a sua refeição mesmo em frente ao seu olhar, com os flamejantes ardores de uma aguardente de arroz a elevar-se em chamas alaranjadas, provocando um pouco de admiração e até um pouco de apreensão. É interessante ver cozinhar a nossa comida mesmo à nossa frente, dando-nos uma sensação de assassinos em premeditação de um crime de paixão.

Começando do início da nossa aventurosa refeição, começámos por algo que poderia assustar a quem nunca se aventurou aos prazeres do sushi; sim um sushi, que para quem pretende experimentar este é o mais aconselhado: sushi tropical, em que a cor, o sabor e a própria presentação, ainda me traz água à boca. Experimentem, voltem a experimentar, e assim poderão piscar um olho a uma das melhores iguarias do Japão.

De seguida, uma massa com legumes e camarões crepita à nossa frente sendo acompanhada com um toque chinês ou mesmo tailandês: um atum grelhado com molho de sésamo, de comer e chorar por mais. Terminamos com um gelado verde, e com um toque chinês de banana com gelado, que nos fez desejar não termos de nos preocupar com a dieta....

Pagamos cerca de20€ cada um, algo que nos surpreendeu pois nem consideramos nada de muito dispendioso, tendo em conta a qualidade da comida e do serviço. A carta de vinhos é pequena, mas a verdade é que a sangria branca, ainda que pouco oriental, é de aconselhar aos que pretendem visitar o oriente com consciências mediterrâneas.

Depois de uma viagem ao oriente, quase que num fogoso expresso, saímos, tristes por nos ausentar, mas ficamos com vontade de voltarmos o mais rápido possível a uma panóplia de sabores visuais e paladares visionários de um mundo oriental, cheio de novas possibilidades.

Restaurante Zen House
Praceta Carlos Seabra Monteiro, Loja 35/37
Matosinhos
Telf: 229384888

Encerra às 22:30

Funcionamento: das 12:30 às 15:00 e das 19:00 às 22:30 horas

Nota: não encerra

Sem comentários: