terça-feira, novembro 16, 2010

Restaurante Ferrugem



Numa estrada secundária entre Braga e Famalicão situa-se o restaurante Ferrugem. Sabiam? Nós também não. Mas rapidamente necessitamos de conhecer um local destes. Um candidato a restaurante de topo em Portugal, precisando ainda de alguns ajustes em alguns dos pratos criados – excluindo a apresentação. O restaurante Ferrugem apresenta-se com um ambiente austero, contraposto com um toque de arte contemporânea. Situa-se num antigo celeiro, de pé alto, paredes em pedra, com uma lareira bem enquadrada na paisagem do interior do restaurante, que lhe confere um ar acolhedor e muito aprazível para o Inverno. Os menus variam de acordo com a sazonalidade da época e incluem os melhores ingredientes disponíveis no mercado, de acordo com cada altura do ano. 

É um espaço muito hospitaleiro pelo serviço, bem explicado e muito amável. Para o serviço nota 5! Os pratos são apresentados em 3 menus, com 3 preços distintos, os quais se podem seleccionar de acordo com a estação, preferências ou até pelo preço. Nota-se uma nítida vontade de recriar produtos tradicionais portugueses, e apresentar ao cliente uma verdadeira surpresa. Produtos como o tradicional caldo verde ou a alheira, tudo em perspectivas modernas e em nada semelhantes à apresentação original. Para quem aprecia a cozinha de autor, é um restaurante a não perder. Para quem gosta de sobremesas originais este também é um bom local. As sobremesas apresentadas, entre várias de acordo com o menu escolhido, esta estação surge uma bem original: o tradicional bolo sericaia combinado com gelado de queijo de cabra e mousse de ameixa, em 3 camadas, tudo apresentado dentro de um copo rústico de gelo - é de facto original e demonstra grande criatividade culinária. 

Os preços podem rondar desde os 35 a 40 euros em média, considerando que os menus incluem sempre a escolha entre duas opções: entrada, prato principal e sobremesa.
Um bom jantar, acolhidos por pessoas simpáticas, onde visualmente e através do paladar nos invadiram novas sensações. Onde menos se espera poderá estar uma jóia escondida à face de uma estrada secundária. 

Morada:
Rua das Pedrinhas, 32, 4770-379   
Portela - V.N. de Famalicão
 Telefone:
 252 911 700   
   
 

Sem comentários: